Entre em contato com um de nossos especialistas!

Pavimento intertravado: transforme seus espaços

Escrito por: Valdinei Lima

Tudo que você precisa saber sobre o pavimento intertravado

No mundo da construção e paisagismo, o pavimento intertravado é uma escolha que vem ganhando destaque. Seja em calçadas, praças, estacionamentos ou áreas de lazer, essa técnica tem se mostrado uma opção versátil e sustentável para transformar espaços exteriores. 

pavimento intertravado

Neste guia abrangente, vamos explorar tudo sobre o pavimento intertravado, desde sua definição até suas vantagens, tipos, aplicações e impacto ecológico. Prepare-se para mergulhar no universo do pavimento intertravado e descobrir como ele pode ser a solução ideal para seus projetos.

O que é pavimento intertravado?

Para compreender completamente o pavimento intertravado, é fundamental entender o conceito por trás dessa técnica. 

O pavimento intertravado consiste em blocos de concreto pré-fabricados que se encaixam de forma precisa e interligada, criando uma superfície sólida e resistente.

Com isso, criam uma estrutura que suporta cargas e pressões variadas. Esse encaixe oferece vantagens como durabilidade, estabilidade e resistência.

Tipos de pisos intertravados

Os pisos intertravados são uma escolha popular para pavimentação devido à sua versatilidade, durabilidade e estética personalizável. 

Eles são adequados para várias aplicações e estão disponíveis em diferentes tipos para atender às necessidades específicas de cada projeto. Vamos explorar os principais tipos de pisos intertravados:

  • Bloco de concreto;
  • Bloco de pedra natural;
  • Bloco de concreto permeável;
  • Bloco de concreto com grama;
  • Bloco de concreto hexagonal.

Os blocos de concreto são os mais comuns e versáteis. Eles vêm em várias cores e texturas, permitindo a criação de designs personalizados.

Já os blocos de pedra natural, como granito e basalto, oferecem uma estética rústica e sofisticada, sendo ideais para projetos que buscam elegância.

Enquanto isso, os blocos permeáveis são projetados para permitir a absorção de água, ajudando na drenagem e prevenindo enchentes.

Da mesma forma, os blocos de concreto com grama incorporam vegetação entre os blocos, criando um visual permeável e ecológico.

Esses pisos são ideais para áreas onde se deseja um ambiente mais natural, como parques e áreas de lazer.

Por fim, os blocos de concreto hexagonais têm uma forma única que permite criar designs interessantes e intrincados. 

Eles são frequentemente usados em projetos de pavimentação que buscam um visual diferenciado e criativo.

A escolha entre esses tipos de pisos intertravados dependerá das necessidades específicas do seu projeto, do ambiente e do visual desejado.

Quais as vantagens do pavimento intertravado?

Uma das principais vantagens do piso intertravado é a sua durabilidade e resistência, tornando-o ideal para áreas de tráfego intenso.

Além disso, a possibilidade de escolher entre diferentes cores, tamanhos e padrões permite a criação de designs únicos e personalizados.

Bem como, a manutenção de pavimentos intertravados é simples, pois os blocos danificados podem ser substituídos individualmente.

Além das vantagens mencionadas, existem outros benefícios práticos que merecem destaque.

Por exemplo, a instalação de pavimentos intertravados é geralmente mais rápida do que outras técnicas de pavimentação, reduzindo o tempo de construção.

Mais ainda, a produção e instalação de pavimentos intertravados geralmente geram menos resíduos em comparação com outras opções de pavimentação.

Inclusive, ao abordar a sustentabilidade, é possível ressaltar que o pavimento intertravado é uma escolha ecológica devido à sua capacidade de drenagem, que reduz o impacto ambiental.

Bem como, a reflexão da luz solar pelos blocos intertravados contribui para a redução do efeito de ilha de calor em áreas urbanas.

Diferença entre o piso intertravado e o paralelepípedo

O piso intertravado e o paralelepípedo são duas opções de pavimentação que apresentam diferenças significativas em termos de formato, instalação e aparência. 

O piso intertravado geralmente tem uma forma retangular ou quadrada e sua instalação envolve encaixar as peças umas nas outras de forma que fiquem intertravadas, daí seu nome.

Esses pavers também são flexíveis e podem acomodar movimentações no solo sem rachar ou afundar. Isso os torna ideais para áreas sujeitas a variações no solo.

Já os paralelepípedos são blocos de pedra natural ou concreto com formato retangular e cantos afiados. Eles são geralmente maiores e mais pesados do que os pavers intertravados, e não possuem muitas faces para o devido encaixe.

A instalação de paralelepípedos envolve colocar os blocos lado a lado, formando um padrão linear. Eles não são intertravados como os pavers, demandando materiais extras para sua fixação.

São conhecidos por sua durabilidade e capacidade de suportar tráfego pesado e são frequentemente usados em ruas históricas e áreas com alta demanda de carga.

Onde é possível utilizar o pavimento intertravado?

O pavimento intertravado é uma opção versátil que pode ser utilizada em uma ampla variedade de locais e aplicações. 

Suas características de durabilidade, estética e capacidade de drenagem o tornam adequado para muitos ambientes diferentes. São possíveis lugares para instalar o pavimento intertravado:

  • Calçadas residenciais;
  • Calçadas comerciais e de negócios;
  • Calçadas em parques e áreas públicas;
  • Estacionamentos de baixo tráfego;
  • Ruas residenciais;
  • Ruas em bairros históricos;
  • Vias de pedestres e ciclovias;
  • Pátios residenciais;
  • Áreas de estar ao ar livre;
  • Entradas de lojas e empresas;
  • Praças públicas e espaços de encontro;
  • Caminhos em jardins;
  • Áreas de paisagismo;
  • Praças de jardim;
  • Projetos de sustentabilidade;
  • Pátios de distribuição;
  • Quadras esportivas ao ar livre;
  • Áreas de jogos infantis;
  • Instalações artísticas ao ar livre;
  • Pátios frontais de residências;
  • Entradas de garagem.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas aplicações possíveis para o pavimento intertravado. 

Isso porque sua versatilidade o torna uma escolha popular em projetos de construção e paisagismo, contribuindo para ambientes mais duráveis, atraentes e funcionais.

Realizando projetos sustentáveis

Como mencionado anteriormente, o pavimento intertravado se encaixa perfeitamente em projetos que buscam sustentabilidade. 

A capacidade de drenagem do pavimento intertravado evita problemas de acúmulo de água e contribui para a gestão sustentável de recursos hídricos.

Mais ainda, o pavimento intertravado reduz o escoamento superficial, minimizando a erosão do solo e a poluição de corpos d'água.

Projetos que incorporam pavimento intertravado podem ganhar pontos em certificações de construção sustentável.

CimentPav: especialistas em pavimentos ecológicos

Para projetos que buscam a excelência em pavimentação intertravada ecológica, a CimentPav é a escolha certa. 

Como especialistas em artefatos em concreto e pavimentos ecológicos, oferecemos:

  • Qualidade garantida;
  • Foco em sustentabilidade;
  • Experiência;
  • Amplo conhecimento.

O pavimento intertravado é muito mais do que uma simples técnica de pavimentação; é uma solução versátil, durável e ecologicamente correta para transformar espaços exteriores. 

Seja para projetos residenciais, comerciais ou públicos, essa técnica oferece benefícios significativos. Com os tipos de blocos e aplicações adequados, é possível criar ambientes atraentes e funcionais. 

Portanto, ao planejar seus projetos de pavimentação, considere o pavimento intertravado como uma opção que combina estilo e responsabilidade ambiental.

Agora que você conhece profundamente o pavimento intertravado e suas vantagens, está pronto para transformar seus espaços exteriores em locais atraentes e sustentáveis. 

Para saber mais sobre como a CimentPav pode ajudar em seus projetos, entre em contato pelo formulário agora mesmo!

Estamos prontos para te ajudar a selecionar o tipo de bloco mais adequado às suas necessidades.

O pavimento intertravado é um piso realizado com peças modulares de concreto, as quais podem ter formatos e cores diversificadas. Em sua instalação, as peças são assentadas sobre um colchão de areia e travadas por encaixe e bloqueios laterais, sendo mais frequente a utilização de formatos retangular, raquete, 16 faces e sextavado, e a resistência à compressão pode ser de 35 MPa ou 50 MPa, em espessuras de 6 cm, 8 cm ou 10 cm.

O pavimento intertravado precisa estar em conformidade com as normas técnicas que ditam regras de fabricação das peças, sua absorção de água não pode ultrapassar 7%. A resistência à abrasão varia de acordo com a carga que irá suportar, no caso de empilhadeiras, o desgaste máximo admitido é de 23 mm. Independente do formato do bloco, o assentamento é simples, iniciado pelo nivelamento e compactação do solo e da sub-base. A sub-base pode ser preparada com brita, pó de pedra ou pedrisco. Para assegurar a qualidade do produto, é recomendado contar com uma empresa especializada na área.

A Cimentpav possui qualidade e referência em pavimento intertravado e atua na fabricação e comercialização dos mais variados tipos de artefatos de concreto para construção civil, sempre visando a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. Uma empresa moderna e comprometida com a excelência no atendimento.

Para você que busca por pavimento intertravado, encontre a empresa líder do mercado. Solicite um orçamento preenchendo o formulário abaixo e descubra a empresa que cresce mais e mais a cada ano.

Sim, você não leu errado! Quando o quesito é pavimento intertravado aqui com a melhor mão de obra da Cimentpav você poderá encontrar durabilidade com negociação direto com o comercial.


Perguntas e respostas

O que é pavimento intertravado?

O pavimento intertravado é uma solução de pavimentação prática e versátil, ideal para ambientes com grande tráfego de veículos e pedestres. Sua principal vantagem é a facilidade de instalação e manutenção.

O que é pavimento intertravado de concreto?

O pavimento intertravado de concreto é uma solução para a construção de pavimentos rígidos, como calçadas e estacionamentos. A principal vantagem desse tipo de pavimento é a facilidade de sua construção e manutenção.

Qual o preço do pavimento intertravado?

O preço do pavimento intertravado varia de acordo com o tamanho, tipo e material do bloco.


Sobre o autor

Valdinei Lima é diretor de operações na CimentPav há mais de 2 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre artefatos de concreto para construção civil.

Redes Sociais:

Galeria

Confira mais imagem:

  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho